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Pat & Companhia
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Culinária

Creme de batata doce e leite de coco…. sopa é que não é!Celebration of flavors…

Nunca apreciei sopa…. é um alimento essencial mas infelizmente não tenho gosto nele… mas há exceções e esta é uma delas… Podem ver a receita aqui.

Esta receita leva caril, mas quem não gostar deste sabor pode retirar, eu acho que lhe dá vida…

É reconfortante para dias mais frescos e acompanhada de umas tostinhas é quase uma refeição!

A batata-doce é constituída por uma variedade de vitaminas, destacando-se a vitamina A, C e B6; e minerais, dos quais fazem parte o potássio e o manganésio.

Proteção antioxidante:

Pela sua riqueza em vitamina C e E, betacaroteno e antocianinas, a batata-doce é um poderoso antioxidante, sendo essencial no combate aos radicais livres e ao stress oxidativo, provocado pelo stress do dia-a-dia, poluição, tabaco, exposição solar e radiação UV.

Regulação da glicemia:

Devido ao seu menor índice glicémico quando comparado com a batata branca, é uma excelente opção para diabéticos.

Existem diversas variedades de batata-doce (aproximadamente 400), sendo que a cor tanto da pele como da polpa pode variar entre o branco, o amarelo, o laranja, o rosa e o roxo.

Uma batata-doce média, com cerca de 114 gramas, oferece-nos: • Energia: 162 kcal • Hidratos de carbono: 37 gramas • Gordura: 0 gramas • Proteínas: 3,6 gramas • Fibras: 6 gramas.

A batata-doce apresenta um teor baixo de calorias e não possui gordura, o que é uma excelente notícia para quem procura perder peso.

Para quem deseja dedicar-se a uma dieta para aumentar a massa muscular, a batata-doce parece ser também uma óptima aliada, pois apresenta-se como um hidrato de carbono também rico em proteínas.

Estes macronutrientes unidos ajudam na reconstituição muscular, geram energia e aumentam a sensação de saciedade.

Esta apresenta propriedades tais como:

1. Fibras :

A fibra existente na sua composição é uma mais valia, principalmente se a batata-doce for ingerida por inteiro, isto é, com casca. Devido ao seu elevado teor de fibra e em hidratos de carbono complexos, a batata-doce é um aliado para quem deseja emagrecer, visto que diminui o apetite, promove uma saciedade mais duradoura (diminuindo a ingestão alimentar) e estimula o funcionamento do trânsito intestinal.

Uma dieta rica em fibras ajuda na perda de peso, uma vez que ajuda a absorver água e faz com que a pessoa se sinta saciada durante mais tempo.

2. Hidratos de carbono: No que respeita aos hidratos de carbono, possui uma quantidade considerável. E este é talvez o motivo principal pelo qual as pessoas consideram que a batata-doce engorda. Contudo, os hidratos de carbono existentes aqui são benéficos para o organismo, pois são de absorção lenta.

3. Água A batata-doce possui um elevado teor de água, o que ajuda na perda de peso tanto a longo prazo como a curto prazo.

O corpo é constituído essencialmente por água, e por esse motivo reage favoravelmente quando ingerimos alimentos com elevado teor de água. Da mesma maneira que a fibra, a água ocupa um espaço no estômago, o que ajuda na saciedade e previne o excesso de ingestão de alimentos e a ingestão de pequenos snacks entre refeições.

Quem experimentar este creme vai ficar assim…

Pat & Companhia

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