Search here...
Pat & Companhia
TOP
Beleza

Detox in & out…

Começo por dizer que sou uma preguiçosa com os tratamentos semanais de exfoliantes, máscaras e afins….se houvesse um encontro semanal de amigas para nos rirmos e ao mesmo tempo estarmos com uma máscara verde de argila no rosto, aí talvez eu estivesse na linha da frente… enquanto não surgem estes convívios, e tenho de os fazer em casa, sozinha, e à noite já cansada, está difícil !

Um destes dias estive com a conselheira da martiderm que me desafiou a usar durante 3 meses estes produtos para conseguir ter uma pele mais luminosa…. sim, porque quando eu lhe disse que muitas vezes fazia batota e não desmaquilhava à noite ela arregalou os olhos !

Truque  : exfoliante, depois meia ampola de noite e a máscara por cima!

Ainda não experimentei esta máscara ,mas fiquei na expetativa depois de ver o post da Maria João, Forever Young as dicas da mj, na

Máscara Peeling Glicólico Caudalie, usada para clarear e reduzir a aparência dos poros e manchas, uniformizando e iluminando a pele e ativando a renovação celular…

A solução intantãnea para um aspeto repousado e uma tez luminosa : a associação da Máscara Momento detox e da Máscara Peeling Glicólica para libertar a pele asfixiada e aclarar a tez.

Um tratamento de peeling que reduz os poros, renova a textura da pele e proporciona luminosidade instantânea, igualando o tom da pele. Em apenas 10 minutos uma nova aparência será revelada. A sua fórmula contém 85,7% de ingredientes de origem natural.

Aplicar 2 vezes por semana esta máscara de rosto na pele seca, evitando o contorno dos olhos. Deixar atuar 10 minutos e passar seguidamente por água.

Limpeza feita out , e por dentro? Como podemos melhorar a nossa saúde introduzindo na alimentação alimentos que nos ajudam a desintoxicar ?

Alcachofra
Limão e gengibre- alimentos alcalinos

Além dos maus hábitos alimentares, também o stress, a exposição a poluentes ambientais, o sedentarismo, o álcool, entre outros, fazem com que o organismo acumule toxinas, o que promove o bloqueio de alguns processos biológicos orgânicos necessários à eliminação desses compostos e ao restabelecimento do equilíbrio interno. Este bloqueio manifesta-se de formas distintas, podendo resultar no aparecimento de inúmeras doenças, nomeadamente a nível cardiovascular, hepático e metabólico, ou, simplesmente, contribuir para o excesso de peso e de massa gorda, retenção de líquidos e inchaço.

Curcuma ( alcalina )

Com efeito, o fígado e os rins são os principais órgãos responsáveis pela desintoxicação, sendo o fígado responsável pela inativação de moléculas e toxinas provenientes do metabolismo interno e do exterior, através da secreção biliar, enquanto os rins são responsáveis pela excreção das toxinas hidrossolúveis, nomeadamente produtos finais do metabolismo, compostos químicas e metais pesados.

Brócolos : ajudam abaixar o colesterol e são bons para o fígado logo fortalecem os sistemas de desintoxicação do organismo

O sistema linfático tem também um papel igualmente importante, pois é através deste que se transportam as toxinas até aos órgãos principais de excreção. Neste sentido, os chamados “alimentos detox” correspondem a:

erva Principe ( alacalina )
Beterraba

• Fruta Fresca – em particular a maçã verde, limão, frutos vermelhos e o abacaxi; • Legumes – particularmente os de folha verde e o gengibre; • Sumos de frutas e legumes naturais (“batidos verdes”);   • Ervas e infusões (cavalinha, centelha asiática, alcachofra);   

• Sementes (chia, linhaça);

• Frutos secos oleaginosos (em particular nozes, avelãs e amêndoas); 

• Especiarias e ervas aromáticas – nomeadamente a canela e a hortelã-pimenta;

• Bebidas vegetais alternativas ao leite – (bebida de amêndoa, aveia, arroz); Além destes típicos alimentos detox, esta dieta permite também o peixe e a carne magra, ovo cozido ou escalfado, aveia, preferencialmente sem glúten, iogurtes e queijo magro sem lactose, gelatina sem açúcar e a utilização de azeite para temperar e confecionar as refeições. Por outro lado, pressupõe também a eliminação da lactose (laticínios), do açúcar, gorduras saturadas e do glúten (pão, tostas, massas, bolachas).

Apesar de ainda não haver evidência suficiente que comprove a eficácia deste tipo de dieta, a adesão a este conceito é cada vez maior, principalmente por pessoas que sofrem de excesso de peso, problemas digestivos e metabólicos, inchaço, retenção de líquidos, alergias e fadiga crónica. Esta dieta e os alimentos que engloba, através da purificação do organismo, apregoam ser eficazes:

• Na redução dos níveis de inflamação e stress oxidativo do organismo; • No combate ao excesso de peso e massa gorda, retenção de líquidos e obstipação; • Na prevenção do envelhecimento precoce;

• Na prevenção / tratamento de doenças crónicas, nomeadamente do foro hepático, cardiovascular e metabólico (ex. diabetes);

• Na melhoria da função imunológica

• No aumento dos níveis de energia, vitalidade e de qualidade de vida.

Baseei-me no artigo Dieta Detox do site Vida Ativa

A dieta do Dr. Oz

Andava eu em pesquisas sobre alimentos ácidos e alcalinos e fiz uma lista para me ir lembrando , entre eles consta o café e o chocolate sendo estes ácidos, logo pouco benéficos para o organismo… entretanto, leio  um artigo do dr Oz em que aconselha ovos, leite gordo, sal, nozes, vinho, chocolate e café para uma vida saudável….  acho que hoje em dia há muitas teorias e algumas contradizem-se … há aquele ditado que diz ” A diferença entre o remédio e o veneno é a dose “…. o segredo será mesmo não exagerar em nada e variar muito….

No  livro You  A sua Dieta , li uma ideia que achei hilariante : diz ele , Não Confunda Sede Com Fome, muitas vezes os centros do apetite querem algo para saciar a sede e não encher o estômago…”

“Quando sentir fome, beba primeiro um copo de água ou dois, para verificar se é isso mesmo que o corpo quer “.

Um truque para saciar e não querer petiscar mais : comer meio abacate !

Um snack de côco ( alcalino ) ajuda , trincamos mas saudavelmente…

Pat & Companhia

«

»

1 COMMENT

  • Ivone

    De facto: o segredo em tudo na vida deve ser o equilíbrio! Obrigada pela dica dos dois copos de água…

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *